TSE recebeu pedidos de reforço das forças federais para segundo turno

Ao menos sete estados já acionaram Corte; principais justificativas para pedidos foram relacionados à segurança e, também, a dificuldade com relação as zonas eleitorais

Pelo menos sete estados acionaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo apoio de “forças federais” para atuar no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSTribunal Superior Eleitoral
Tribunal Superior Eleitoral

As principais justificativas para esses pedidos ao TSE foram relacionados à segurança e, também, à dificuldade em relação às zonas eleitorais como, por exemplo, segurança no transporte das urnas. No Rio de Janeiro, a justificativa para o pedido de reforço está na insegurança sobretudo na atuação de milícias.

Apoio está previsto no Código Eleitoral

De acordo com a lei, a ajuda da Força Nacional de Segurança (FNS) ou das Forças Armadas pode ser solicitada pelos juízes eleitorais sempre que for necessário assegurar o direito do eleitorado de exercer a cidadania por meio do voto e escolher representantes com tranquilidade.

Segundo levantamento, até o momento 222 municípios que já solicitaram esse reforço, mas o número pode aumentar até o dia 30 de outubro.

Estados que solicitaram o apoio:

- Ceará

- Tocantins

- Pará

- Rio de Janeiro

- Mato Grosso do Sul

- Maranhão

- Mato Grosso

Primeiro turno

A Justiça eleitoral pediu reforço na segurança para 453 municípios durante eleições, em um total de 11 estados.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários