Uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em Teresina (PI)
De acordo com o decreto municipal que regulamentou a medida, o uso de máscara continua obrigatório em atividades que geram aglomerações, com shows, espetáculos e jogos de futebolA partir desta segunda-feira (14/03), o uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em Teresina. A medida faz parte da 2ª etapa de flexibilizações estabelecidas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), após a redução dos indicadores da pandemia da Covid-19 na capital.
De acordo com o decreto municipal que regulamentou a medida, o uso de máscara continua obrigatório em atividades que geram aglomerações, com shows, espetáculos e jogos de futebol.
O médico neurologista Marcelo Adriano, membro do COE municipal, destaca que indicadores como número de casos, número de internações e percentual de leitos ocupados foram levados em consideração para o início da liberação do uso de máscaras e outras flexibilizações de medidas sanitárias na capital.
“Em Teresina, os indicadores são permissivos par que já se inicie esse processo de flexibilização”, destacou.
Ainda de acordo com o membro do COE, a tendência é que os indicadores continuem positivo nas próximas semanas, o que vai permitir a continuidade das etapas de flexibilização já anunciadas.
“Se os indicadores permanecerem nessa faixa, ou até melhores, a próxima etapa será um interstício, para observar o efeito das duas etapas anteriores, para somente daqui a duas semanas liberar também o uso de máscara em ambientes fechados, como já foi anunciado.
Etapas de flexibilização
Na 1ª etapa, iniciada no último dia 7 de março, a prefeitura liberou a realização de eventos, shows e festas sem limitação de horários, além de retirar a limitação de horário para atividades comerciais.
Na 2ª etapa, que entra em vigor nesta segunda-feira(14), foi revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações.
Na 3ª etapa, será realizado interstício para averiguação da permanência do Município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.
Na 4ª etapa, que passará a valer em 28 de março, revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Salibom 2024 inicia com uma programação rica e diversificada voltada para todas as idades
- Piauí Piauí apresenta avanços tecnológicos implementados no Estado durante o Brasília Mais TI
- Piauí Governo do Piauí inaugura obras de pavimentação do OPA na zona leste de Teresina nesta quinta (28)
- Geral Desafios no Judiciário: Maria Clara denuncia falhas e morosidade, especialmente na Justiça Federal
- Justiça Thiago Mayson é expulso da UFPI quase dois anos após crime brutal contra Janaína Bezerra
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Operação Mute avança em sua 6ª fase com ações estratégicas no combate ao crime organizado em presídios
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia