Vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste acontece sábado (09)
A abertura acontece às 8h da manhã no posto que fica em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, e segue até as 17h.Acontece no próximo sábado (09/12) mais uma etapa da Campanha Municipal de vacinação contra a raiva, contemplando os bairros das zonas Sul e Sudeste. A abertura acontece às 8h da manhã no posto que fica em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, e segue até as 17h.

Serão 135 postos espalhados por todos os bairros destas zonas.
“Pedimos que todos levem seus cães e gatos, pois assim vocês protegem não apenas os animais como também se protegem”, convida Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ele orienta ainda que a idade mínima para receber a vacina é quatro meses, tanto para caninos quanto para felinos.
No último sábado (02/12) aconteceu a primeira etapa, nas zonas Norte e Leste. Um total de 65.547 animais foram imunizados neste dia, totalizando 75,73 % de cobertura vacinal.
Destes, foram vacinados 19.547 gatos e 46 mil cães, que correspondem a 77,28% e 75,08% da meta para cada espécie, respectivamente.
A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida.
“É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva”, alerta Élcio Leite.
A doença pode ser transmitida por animais silvestres como saguis, furões, raposas, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
Fonte: JTNEWS com informações da FMS
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Bombeiros resgatam filhotes e ovos de tartarugas marinhas no litoral piauiense
-
Geral Ex-cantor do Forró Saborear se pronuncia após prisão em Teresina
-
Segurança Pública Cadeirante é presa na Operação DRACO 195 acusada de comandar boca de fumo na Vila Jerusalém
-
Piauí Teresina é a única capital do Brasil com transporte metroviário gratuito
-
Piauí Presidente do Inmetro trata sobre parcerias com o Governo do Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Adolescente de 17 anos morre após disparo acidental de espingarda em Barras
-
Justiça Eletricista é condenado a 26 anos de cadeia por matar ex-mulher em Teresina
-
Segurança Pública Cadeirante é presa na Operação DRACO 195 acusada de comandar boca de fumo na Vila Jerusalém
-
Política Ex candidato à Prefeitura de Teresina defende Bolsonaro e diz que não deu golpe de Estado porque não quis
-
Geral Professora que acusou prefeito de Sigefredo Pacheco de vazar nudes é encontrada morta