Vereador propõe alteração do nome da Avenida Marechal Castelo Branco para Firmino Filho
A iniciativa visa substituir a homenagem ao marechal, um personagem da ditadura militar, por uma referência ao ex-prefeito Firmino Filho, que é reconhecido por sua atuação na defesa da democraciaO vereador João Pereira (PT) protocolou, na última sexta-feira (21), um projeto de lei que propõe a mudança do nome da Avenida Marechal Castelo Branco, localizada na zona norte de Teresina, para Avenida Firmino Filho. A iniciativa visa substituir a homenagem ao marechal, um personagem da ditadura militar, por uma referência ao ex-prefeito Firmino Filho, que é reconhecido por sua atuação no desenvolvimento da cidade e pela defesa da democracia.

A justificativa apresentada por Pereira para a mudança enfatiza que é problemático que uma via tão importante da capital piauiense, que abriga a Assembleia Legislativa do Piauí e a Câmara Municipal de Teresina, ainda leve o nome de um político associado a um período de repressão. "Marechal Castelo Branco foi uma figura central na ditadura militar, e seu governo foi marcado por casos de censura, tortura e assassinatos de opositores, conforme reconhecido pela Comissão Nacional da Verdade", argumentou o vereador.

Em contrapartida, Pereira destaca a figura de Firmino Filho, ressaltando que o ex-prefeito "foi um grande democrata, prezando pela preservação do Estado Democrático de Direito durante sua gestão", além de ter sido fundamental para o progresso político e social da cidade.
Caso o projeto seja aprovado, a proposta estabelece que a mudança de nome deverá ser implementada no prazo de 90 dias, com a substituição das placas indicativas e a comunicação aos Correios e às concessionárias de serviços públicos. Além disso, o projeto define que, no futuro, outras renomeações de logradouros públicos deverão priorizar homenagens a personalidades que se destacaram na defesa da democracia, datas históricas relacionadas à luta pela liberdade e igualdade, e a valorização da diversidade cultural, racial e de gênero.
Para que a alteração seja efetivada, o projeto precisa da aprovação da maioria simples dos vereadores presentes em plenário.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Governo do Piauí firma parceria para construção de complexo de energia solar que deve gerar 3.500 empregos diretos
-
Piauí Piauí recebe 21 ambulâncias do Ministério da Saúde para renovar e ampliar a frota do SAMU
-
Política Governador Rafael Fonteles tem mais de aprovação de 80% dos piauienses, segundo Datamax
-
Segurança Pública Homem que atacou professora com seringa em Teresina é liberado após se apresentar à polícia
-
Saúde Criança morre em 2025 por dengue no Piauí; números de casos aumentam em comparação com 2024
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça STJD determina retorno de advogados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí
-
Segurança Pública Jovem é encontrado morto com mãos amarradas próximo ao rodoanel na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública Dois criminosos morrem em confronto com a Polícia Civil durante operação em Timon
-
Justiça SINPOLPI acompanha caso da morte do policial Marcelo Soares e reforça assistência jurídica e acusação
-
Justiça Juíza Mariana Siqueira é denunciada pelo Ministério Público por falsa acusação contra ex-marido