Empresários de Teresina (PI) são alvo de ação da PF contra fraudes na Saúde
A investigação se concentra em processo da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pinheiro (MA)A Polícia Federal deflagrou a Operação Estoque Zero na manhã desta terça-feira (2/03), com a finalidade de desarticular um grupo criminoso que promovia fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no município de Pinheiro (MA), envolvendo recursos públicos destinados ao combate à pandemia de COVID-19.
Com o apoio da Controladoria-Geral da União, 30 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, quatro mandados de constrição patrimonial e um mandado de suspensão do exercício de função pública, nos municípios de Pinheiro (MA) e Teresina (PI).
As determinações judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís (MA), que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.
A investigação se concentra em processo da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Pinheiro, instruído para a aquisição de 6.000 testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19, no valor total de R$ 960 mil.
Os elementos colhidos pela equipe policial revelaram que funcionários da Secretaria de Saúde e Saneamento de Pinheiro, em conluio com empresários de Teresina, simularam a compra e venda de testes rápidos, por meio da contratação de empresa de fachada que não forneceu o objeto pactuado.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 96, inciso I, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312, Código Penal), lavagem de capitais (Art. 1º, caput, Lei 9.613/84) e associação criminosa (Art. 288, Código Penal).
Fonte: JTNEWS com informações da Polícia Federal
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Piauí Governador entrega 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar e ressalta importância social e econômica
- Piauí Piauí é destaque em cibersegurança e combate a ameaças digitais
- Política Sílvio Mendes diz que Câmara terá responsabilidade para remanejar orçamento
- Piauí Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta
- Segurança Pública Filho de PM foi sequestrado antes de ser assassinado em Teresina, diz DHPP