Fórum das Juventudes de Belo Horizonte (MG), recebe denúncias de violência policial
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 75,4% das pessoas mortas em intervenções policiais nos anos de 2017 e 2018 eram negrasO Fórum das Juventudes da Grande BH receberá, até setembro, denúncias de violência policial cometida contra jovens de 15 a 29 anos de idade que vivem na região metropolitana da capital mineira.

Os relatos podem ser enviados pela plataforma online Baculejo, lançada pela organização, em parceria com a Assessoria Popular Maria Felipa, de prestação de serviços jurídicos.
Para sair do papel, o projeto recebeu apoio de recursos do Fundo Brasil, que busca viabilizar ações na área de direitos humanos. O plano do fórum é condensar, em um dossiê, as informações encaminhadas por meio da plataforma.
O documento final deve ser apresentado a autoridades governamentais e especialistas que possam contribuir para a contenção dos casos de abuso policial e racismo, crime frequentemente relacionado a esse tipo de delito. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 75,4% das pessoas mortas em intervenções policiais nos anos de 2017 e 2018 eram negras. Além disso, a entidade diz que 11% das mortes violentas intencionais reportadas em todo o Brasil no período foram cometidas pela polícia.
A arbitrariedade contra pessoas negras durante abordagens policiais é também observada em outros países, como os Estados Unidos, onde, recentemente, um ex-segurança negro, George Floyd, foi morto por asfixia por um policial branco. Registrado em vídeo, o episódio ocorreu em Minneapolis, em 25 de maio, e desencadeou uma grande onda de protestos em diversos países.
Para formalizar uma denúncia pela Baculejo, é preciso acessar o site da plataforma e iniciar uma conversa pelo chat, que pedirá informações sobre o perfil do denunciante e sobre o agente público responsável pelo uso excessivo de força.
As denúncias são anônimas. Após o envio das informações solicitadas, o sistema irá emitir uma mensagem confirmando o registro da denúncia.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Banco é condenado por fraude em empréstimo consignado; 9ª Vara Cível de Teresina verificou falha no contrato digital
-
Segurança Pública Polícia Militar do Piauí recupera carga roubada avaliada em R$ 3 milhões
-
Economia Prefeito Sílvio Mendes antecipa salário dos servidores municipais
-
Educação Governo do Piauí concederá reajuste global de 6,27% para todos os professores
-
Justiça Ministério Público do Piauí investiga advogado por exercício ilegal da profissão
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à Oficial após omissão do Estado
-
Geral Whindersson Nunes é internado em clínica psiquiátrica em São Paulo
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí desarticula fraude de R$ 7 milhões contra a rede de postos Ipiranga
-
Segurança Pública DHPP indicia acusado de matar e enterrar homem no quintal de casa em Teresina