Governo do Piauí anuncia maior concurso da história da polícia penal com 200 vagas e cadastro de reserva
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de março através do site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe)O governo do Piauí autorizou, nessa sexta-feira (1º) o edital para o maior concurso da história da Polícia Penal do estado, visando o preenchimento de 200 vagas, além de outras 200 destinadas ao cadastro de reserva. A medida foi autorizada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Justiça, Carlos Augusto.
O anúncio representa uma resposta direta à necessidade de fortalecer o sistema penitenciário do Piauí, visando à ressocialização efetiva dos internos. O governador Rafael Fonteles enfatizou que os aprovados serão prontamente nomeados, assim que concluírem o curso de formação, previsto para começar no final deste ano e encerrar no início de 2025.
"Este é o maior concurso da história da polícia penal. Logo após o curso de formação, que deve começar no final do ano e terminar no início de 2025, vamos nomear todos os 200 aprovados", afirmou o governador, destacando a importância desses profissionais no processo de ressocialização.
O chefe do Executivo reforçou a necessidade de aumentar a quantidade de policiais penais para oferecer um serviço efetivo de ressocialização aos internos do sistema penitenciário. O objetivo é garantir que eles sejam reintegrados à sociedade de forma plena, reduzindo a reincidência criminal.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de março através do site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe). O processo seletivo contará com cinco etapas, sendo a prova objetiva agendada para o dia 28 de abril. As demais fases incluem exame psicológico, de saúde, lista de aprovados no final do ano e, em seguida, o curso de formação.
Das 200 vagas para preenchimento imediato, 150 são destinadas à ampla concorrência, e 50 reservadas para candidatos negros ou pardos, com a mesma proporção aplicada aos 200 classificados no cadastro de reserva. É exigida a formação de curso superior completo em qualquer área. A jornada de trabalho é integral, com 44 horas semanais, e a remuneração do cargo é de R$ 6.496,73, além de vantagens relacionadas ao efetivo desempenho.
O secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, ressaltou que o concurso atende à determinação do governador Rafael Fonteles de aprimorar o sistema penitenciário do Piauí. Além de repor o quadro de pessoal, a intenção é contar com profissionais para a ampliação e construção de novas unidades penais.
Até dezembro de 2025, a Secretaria de Justiça planeja inaugurar três novas unidades penais, sendo uma penitenciária de segurança máxima em Buriti dos Lopes, com 360 vagas para detentos, prevista para ser entregue em agosto deste ano. Carlos Augusto destacou que somente nesta unidade serão necessários 60 profissionais.
O estado do Piauí atualmente conta com 17 estabelecimentos penais e mais de 800 policiais penais atuando para garantir a segurança e a eficiência do sistema carcerário.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Corujão da Vitória: Seduc reúne 7 mil estudantes em última revisão do ano para o Enem 2024
- Educação Seduckathon: Estudantes piauienses aprendem com inovações tecnológicas e imersões culturais na Coreia do Sul
- Geral Moradores bloqueiam BR 135 no Sul do Piauí em protesto por morte de crianças
- Geral Polícia pede prorrogação de investigação contra influencers presos na Operação Jogo Sujo II
- Política Rafael Fonteles diz que aliados seguem acomodados com base nas eleições passadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Prisão preventiva de advogado em cadeia pública ou penitenciária viola Lei Federal 8.906/94; já decidiu o STF
- Geral Secretaria Nacional de Políticas Penais inicia workshop inédito sobre dignidade menstrual para servidoras prisionais
- Política Francisco Emanuel destaca que família Mão Santa será pilar de sua gestão em Parnaíba
- Geral Homem é resgatado após pular da Ponte Estaiada em Teresina nesta terça (29)
- Justiça Ex-servidor do Tribunal de Justiça do Piauí é preso acusado de alterar decisões judiciais