Governo reativa e implementa novas UTIs para COVID-19 no Piauí
A princípio, a rede em Teresina passa a contar com mais 22 leitos, sendo dez no Hospital Getúlio Vargas (HGV)A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Operações Emergenciais (COE), decidiu pela reativação e implementação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais do Piauí.
A princípio, a rede em Teresina passa a contar com mais 22 leitos, sendo dez no Hospital Getúlio Vargas (HGV); sete no Hospital Natan Portela e cinco no Hospital da Polícia Militar (HPM). Haverá ainda possibilidade de ampliação de leitos nos hospitais de Floriano e Parnaíba.
Segundo o secretário Florentino Neto, a Sesapi e o COE vão monitorar periodicamente os leitos clínicos e de UTI e será feita a ampliação de acordo com a necessidade de cada região. “Pouco a pouco, vamos nos adaptando à realidade de cada município em relação aos leitos para COVID-19.
O governador Wellington Dias está atento. Nossa missão é atender à população piauiense”, afirma o gestor. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à COVID-19, há 414 ocupados, sendo 241 leitos clínicos, 160 UTIs e 13 leitos de estabilização.
Ao todo, foram 7.654 altas até o dia 4 de janeiro de 2021. A Sesapi estima que 140.923 pessoas já estejam recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Os casos de COVID-19 confirmados no Estado somam 144.200 distribuídos em todos os municípios piauienses. O número de óbitos pelo Novo Coronavírus chega a 2.863, sendo registrados em 201 municípios. Até agora, morreram 1.677 homens e 1.186 mulheres.
Por conta do aumento crescente de internações em UTIs, o secretário Florentino repete o apelo à sociedade para adesão às medidas de prevenção ao contágio como forma de se proteger e proteger a população como um todo. Usar máscaras, álcool em gel, manter o distanciamento e também pensar nos profissionais da saúde que atuam nos hospitais.
“Estamos há quase dez meses trabalhando sem descanso e os nossos profissionais da linha de frente têm dado o seu máximo. Vamos colaborar e salvar vidas”, pede.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Corpo de piauiense que desapareceu após desabamento de ponte é encontrado
- Piauí No Piauí, 32 municípios já encerraram as atividades em lixões a céu aberto
- Piauí Quitanda da Agricultura Familiar impulsionou venda de alimentos em 2024
- Segurança Pública DHPP indicia advogado George Tajra por tentativa de homicídio contra policial civil
- Geral Continuam as buscas por desaparecidos no rio Tocantins: o que se sabe sobre desabamento de ponte entre TO e MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta