SAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guaribas

Investimento de R$ 2,9 milhões foi realizado por meio do programa Crédito Fundiário e vai beneficiar 23 famílias.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa sexta (4), a entrega de registros de imóveis para agricultores familiares do município de Pio IX por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, executado pela SAF em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Os imóveis foram adquiridos com um recurso de R$ 2,9 milhões e vai beneficiar 23 famílias de agricultores.

Foto: Geirlys Silva / SAFSAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guaribas
SAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guaribas

O programa permite empréstimo para o pagamento do imóvel, do imposto de transmissão de bens e imóveis (ITBI), das custas cartorárias, do georreferenciamento, além de financiar a assistência técnica para projeto produtivo. Os juros cobrados são abaixo do praticado no mercado.
Os investimentos serão utilizados nos projetos produtivos de apicultura e cajucultura nas localidades Lajeiro Preto e Sítio Odilândia, em Pio IX. No total, foram adquiridos 242 hectares de terras.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou como o programa permite o acesso à terra e, por consequência, uma oportunidade de produção aos agricultores familiares.

“Essas famílias vão poder agora ter a sua terra, produzir, comercializar a sua produção, e gerar renda. Isso promove desenvolvimento, reforma agrária, desenvolvimento nos municípios e territórios, inclusão produtiva da agricultura familiar e garante a sustentabilidade e a rentabilidade desses agricultores e suas famílias”, citou.

Foto: Geirlys Silva / SAFSAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guariba
SAF entrega registros de 242 hectares de terra para agricultores familiares do Vale do Guariba

O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Piauí, Dayvid Miranda, citou que o recurso disponibilizado pelo programa permite o financiamento de projetos produtivos a serem executados.

“Estamos beneficiando 23 famílias que vão ter direito à sua terra, aos recursos para financiamento dos seus projetos e também assistência técnica e extensão rural. Estamos aqui acompanhando a Secretaria da Agricultura Familiar que tem se empenhado bastante com a unidade técnica estadual para implementar essa política pública tão importante no nosso estado”, citou.

Para a agricultora familiar Laís Cristina, que recebeu 8 hectares de terra em Pio IX, o título do imóvel é a realização de um sonho. Ela conta que já começou a cultivar caju e espera aumentar a sua produção na região.

“Eu tinha um sonho antigamente que era de comprar uma terra e esse sonho parecia bem improvável, terra é muito caro, e graças a Deus a gente conseguiu com o Crédito Fundiário. Além de conseguir comprar a terra, tem também o dinheiro para a gente fazer a quebra e comprar o caju, e graças a Deus, eu me dei muito bem porque eu planto o caju, enxerto e vendo. E agora, tenho minha própria roça e estou com o caju já quase no ponto de colher”, comemorou.

Os agricultores familiares interessados em acessar esse crédito devem procurar a Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural pública ou privada, que esteja credenciada na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) ou entrar em contato com a diretoria do Crédito Fundiário da SAF.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários