Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da COVID-19
Para o coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físicoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), deu início, nessa terça-feira (17), à primeira triagem dos pacientes com sequelas da COVID-19.
São cinco pacientes que vão passar pelo processo de reabilitação no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina. São pessoas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de Covid em leitos do SUS.
Estes pacientes ficaram com alguma sequela neurológica ou respiratória por causa da doença e tiveram indicação de reabilitação. Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram COVID-19 têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.
De acordo com o superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raios X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e E.C.G; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. “Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira”, afirma.
Para o coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico. “Com a triagem, vamos saber quais as necessidades de cada um e poderemos começar o tratamento adequado. Eles vão passar por constantes avaliações para saber a evolução e a melhora”, diz o coordenador.
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que os pacientes devem ser regulados por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “A triagem vai ser do SUS. O Piauí é um dos primeiros Estados do país a ofertar este tipo de serviço para parcela da população que teve comprometimento ou sequelas por causa da COVID-19”, diz Herlon.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Policial militar do Maranhão é morto em briga com PM do Tocantins
- Piauí Comunidade é informada sobre desapropriação de área próxima ao Terminal Pesqueiro de Luís Correia
- Cultura Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro
- Geral Bandidos invadem casa e matam homem na frente da esposa e filhos em Nazária
- Piauí Bombeiros militares do Piauí intensificam rotina de treinamentos operacionais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Acidente na BR-316 envolve dois veículos e causa danos materiais
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado