Artesanato piauiense ganha destaque e impulsiona a economia em 2024
Por meio de projetos e desenvolvimento de políticas públicas, o artesanato piauiense expande suas fronteiras para novos mercados consumidores.O ano de 2024 marca um capítulo próspero para o artesanato do Piauí, que vem conquistando novos mercados e se firmando como uma potência econômica e social. Com uma riqueza cultural e uma variedade de matérias-primas, o artesanato piauiense está expandindo suas fronteiras, alcançando tanto o mercado nacional quanto o internacional, impulsionado por políticas públicas, iniciativas privadas e o crescente interesse pelo consumo consciente e sustentável.
Com peças autênticas e de beleza singular, os produtos artesanais piauienses ganham destaque em feiras e eventos, tanto locais quanto nacionais. Ao longo deste ano, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promoveu 10 editais de chamamento público para a participação de artesãos individuais e entidades representativas, das mais variadas tipologias do artesanato, em diversas feiras e projetos.
Segundo o superintendente da do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a participação dos artesãos e entidades representativas em editais públicos promovidos pelo órgão é uma oportunidade essencial para fortalecer e valorizar a cultura, e impulsionar a economia local.
“Com o apoio de políticas públicas como os editais promovidos pela superintendência e parcerias estratégicas, os artesãos do estado tiveram acesso a importantes feiras e eventos nacionais. Por meio dessas iniciativas, nossos artesãos ganham visibilidade em mercados mais diversos, ampliam suas redes de contato e têm a chance de gerar renda, ao mesmo tempo em que preservam e promovem o patrimônio cultural do estado. A Sudarpi reforça o compromisso de apoiar o desenvolvimento desse importante segmento, essencial para a identidade e a economia do Piauí", destaca.
Para o artesão Edinaldo Santos, é muito importante participar dos projetos desenvolvidos pela superintendência. “O ano de 2024 foi de muita valia nos editais da Sudarpi, em respeito ao desenvolvimento do artesanato. Foi uma coisa muito importante para a gente que é artesão. Eu gostei muito. Participei de praticamente todos os editais, gostei muito da valorização do artesanato piauiense e da atenção da superintendência com os artesãos. Quando o governo trabalha nesse intuito de valorizar o artesão, é uma coisa maravilhosa. Espero que em 2025 seja melhor ainda”, destaca.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Segurança Pública Acusado de homicídio é preso pela Polícia Militar na zona leste de Teresina
- Política Prefeito Sílvio Mendes realiza abertura do Ano Legislativo da Câmara de Teresina
- Política Governador Rafael Fonteles assumirá presidência do Consórcio Nordeste nesta quarta-feira (05)
- Geral Relatório revela débito de R$ 56 milhões do Hospital São Marcos com a Fundação Municipal de Teresina
- Política Teresina contará com monitoramento por câmeras de segurança, afirma Wagner Torres
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Idoso morre em bordel de Teresina após passar mal durante encontro íntimo
- Geral Jornalista Eli Lopes sofre AVC e é entubada na UTI de hospital em Teresina
- Geral Policial aposentado decepa dedos de homem durante confusão no Maranhão
- Geral Agentes da Guarda Municipal de Teresina são investigados por tortura contra adolescente
- Segurança Pública Matriarca da família envenenada em Parnaíba é presa pela Polícia Civil