Brasil tem maior população subocupada desde 2012

A taxa de desemprego caiu para 12%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de hoje (31) a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) que mostra uma redução de 12,7% [primeiro trimestre] para 12% [março a junho] na taxa de desocupação no Brasil. 

A população subocupada [aquela que trabalha menos de 40 horas semanais e gostaria de trabalhar mais] ultrapassou 7 milhões e o número de trabalhadores por conta própria atingiu 24,1 milhões de pessoas. Foram preenchidas quase 300 mil vagas com carteira assinada, um aumento de 0,9% na comparação com o trimestre anterior, totalizando 33,2 milhões de trabalhadores com carteira.

Foto: Divulgação/ TSTA população sem carteira assinada cresceu 3,4%
A população sem carteira assinada cresceu 3,4%

O número de empregados com carteira assinada nunca cresceu tanto desde o trimestre terminado em junho de 2014. Por outro lado, a população sem carteira chegou a 11,5 milhões de empregados, um aumento de 3,4% nessa mesma comparação.  

No segundo trimestre do ano, a subutilização [grupo que reúne desocupados, subocupados, desalentados, que desistiram de buscar emprego, e uma parcela que não consegue procurar trabalho por motivos diversos] atingia 28,4 milhões de pessoas. Entre essas pessoas, 12,8 milhões estavam procurando emprego e 4,9 milhões estavam desalentadas. 

Fonte: Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Comentários